O Rio de Janeiro é o espelho do Brasil. O que ocorre no Rio de Janeiro fatalmente se transmitirá em cadeia para os outros Estados da Federação. As questões de justiça criminal e ordem pública não fogem desta regra. Portanto, é estratégico manter a atenção, estudar o cenário, analisar as experiências e observar as políticas lá realizadas, ajudando no alcance dos objetivos. A solução desta guerra envolve leis duras e um Sistema de Justiça Criminal integrado, ágil, coativo e comprometido em garantir o direito da população à segurança pública.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

ALEMÃO REGISTRA NOVA TROCA DE TIROS


Mesmo com policiamento reforçado, Alemão registra nova troca de tiros. De acordo com a Coordenadoria da Polícia Pacificadora, o confronto entre PMs e bandidos aconteceu na região da UPP do Alemão

POR TAÍS MENDES / WALESKA BORGES
O GLOBO  21/07/2014 14:21


Crianças observam o contêiner da UPP que foi incendiado no Alemão - Márcia Foletto / Agência O Globo

RIO - Apesar do policiamento reforçado, uma nova troca de tiros foi registrada. De acordo com a Coordenadoria da Polícia Pacificadora, o confronto entre PMs e bandidos aconteceu na região da UPP do Alemão, na localidade conhecida com o Avenida Central. Dois criminosos foram detidos e levados para 22ª DP (Penha). Não há informações de feridos. De acordo com a secretaria estadual de Educação, duas escolas na região foram fechadas e 550 alunos estão sem aula. As aulas foram suspensas no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes (350 alunos no turno da tarde) e CAIC Theóphilo de Souza Pinto (200 alunos). Mais cedo, a secretaria municipal de Eduacação informou que as 35 escolas que funcionam no complexo de favelas estão funcionando.

Na noite domingo, traficantes atacaram a sede da UPP do Alemão, na Rua Canitá. Eles provocaram um incêndio no contêiner e um policial militar ficou ferido. Um carro da PM e uma motocicleta também pegaram fogo. O ato teria sido uma represália à morte de Matheus Alexandre da Silva, de 18 anos, atingido por disparos na tarde de domingo, durante tiroteio entre policiais e traficantes.

Na manhã desta segunda-feira, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque foram acionados para reforçar a segurança na comunidade e realizar buscas por suspeitos de terem cometido o ataque. A PM isolou uma faixa em frente ao contêiner da unidade e está revistando motociclistas. Um caminhão que estava fazendo descarga em um supermercado também foi orientado a sair do local.

Dois policiais militares que estavam dentro do contêiner na Rua Canita, atacada por bandidos, contaram que os traficantes dispararam cerca de 130 tiros contra a unidade. Um dos disparos atingiu o relógio de luz, o que provocou o incêndio no módulo e no carro da PM que estava estacionado ao lado da unidade. A moto de um vizinho também foi atingida no tanque de combustível e acabou destruída pelo fogo. Nas fachadas e portões de casas ao lado da UPP há muitas marcas de tiros. O carro da PM incendiado permanece no local.

Segundo os policiais, os tiroteio durou cerca de dez minutos. Os PMs que estavam dentro da unidade conseguiram se abrigar e não foram feridos. Já o soldado Cordeiro, que saiu de dentro do contêiner, acabou baleado na cintura. Ele chegou a ser levado para Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, e depois transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, no Centro.transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, no Centro. A energia já foi restabelecida na Favela Nova Brasília. Por volta das 11h30m, o clima era de aparente tranquilidade na região, e o comércio funcionava normalmente.

MORRE SUPEITO DE TRÁFICO PRESO NO DOMINGO

A Secretaria municipal de Saúde confirmou a morte do suspeito de envolvimento com tráfico de drogas Diogo Wellington Costas, o Bebezão, de 28 anos, baleado na barriga no sábado, durante uma troca de tiros no Complexo do Alemão. Ele passou por uma cirurgia, mas não resistiu.

Bebezão foi preso quando participava de uma festa na comunidade. Ele portava armas e, ao perceber a presença de policiais no local, tentou fugir junto com outro suspeito em uma moto. Eles fizeram disparos contra os PMs. Houve confronto, e Bebezão foi ferido na barriga. Ele ainda conseguiu fugir, mas foi capturado logo depois.

TELEFÉRICO PARADO DESDE QUINTA-FEIRA
Carro da UPP do Alemão incendiado por criminosos - Foto de leitor

O Teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, amanheceu fechado nesta segunda-feira. De acordo com a SuperVia, técnicos seguem com inspeção nos equipamentos em função de problemas de segurança pública. Desde a quinta-feira, o teleférico estava fechado após um outro tiroteio que aconteceu na comunidade.

Segundo a concessionária, o procedimento é adotado para garantir a segurança dos passageiros e a eficiência operacional do sistema. Não há previsão para que a operação seja retomada.



Read more: http://oglobo.globo.com/rio/mesmo-com-policiamento-reforcado-alemao-registra-nova-troca-de-tiros-13323843#ixzz3883YSyF3

Nenhum comentário:

Postar um comentário