O Rio de Janeiro é o espelho do Brasil. O que ocorre no Rio de Janeiro fatalmente se transmitirá em cadeia para os outros Estados da Federação. As questões de justiça criminal e ordem pública não fogem desta regra. Portanto, é estratégico manter a atenção, estudar o cenário, analisar as experiências e observar as políticas lá realizadas, ajudando no alcance dos objetivos. A solução desta guerra envolve leis duras e um Sistema de Justiça Criminal integrado, ágil, coativo e comprometido em garantir o direito da população à segurança pública.

terça-feira, 6 de maio de 2014

CENA FORTE DE VER

O DIA 06/05/2014

'Cena forte de ver', diz comerciante que viu criança ser baleada em Vila Isabel. Vitor Gomes Bento, de oito anos, será transferido ainda nesta terça-feira para o Hospital dos Servidores do Estado


ATHOS MOURA



Rio - "Uma cena muito forte de se ver". Foi assim que descreveu um comerciante que viu quando a criança Vitor Gomes Bento, de oito anos, foi baleada na tarde de segunda-feira, durante troca de tiros entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos e traficantes. De acordo com ele que não quer ser identificado, o garoto correu em direção ao seu estabelecimento gritando: "Tá doendo! Tá doendo", e desmaiou em seguida.


O policiamento foi reforçado nesta terça-feira em Vila Isabel. As escolas municipais funcionaram normalmente, mas foi fraca a presença dos alunosFoto: Cacau Fernandes / Agência O Dia

Vitor Gomes deixava a Escola Municipal Salvador Allende, ao lado da base da UPP, quando, na Rua Armando de Albuquerque, foi atingido com um tiro na cabeça. A criança foi levada para o Posto de Saúde Parque Vila Isabel, mas a unidade não quis socorre-lo, alegando não haver emergência no local. Em seguida, Vitor foi levado pelo seu irmão ao Hospital Federal do Andaraí, onde passou por cirurgia.

"Ele (Vitor) é um menino alegre, aquele era o horário normal dele voltar da escola", afirmou um familiar da criança.

Vitor Gomes será transferido ainda nesta terça-feira para o Hospital dos Servidores do Estado, na Região Portuária. Ele foi operado por cerca de cinco horas no Hospital do Andaraí e está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). O estado de saúde da criança é considerado grave.
Vitor Gomes Bento, de oito anos, está internado no Hospital Federal do AndaraíFoto: Fernando Souza / Agência O Dia

Alunos deixam de ir às aulas nesta terça

O policiamento está reforçado nos arredores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, após o tumulto da noite de segunda-feira, motivado pela bala perdida que atingiu Vitor. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as quatro escolas e duas creches da região estão funcionando normalmente, mas a grande maioria dos 1.838 alunos atendidos, com medo, não foi as aulas.

No entanto, segundo informações da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), o comércio está funcionando normalmente e que nesta manhã ainda não houve nenhuma prisão ou apreensão.

A Polícia Civil deve realizar ainda nesta terça uma perícia no local onde Vitor foi baleado. As armas dos PMs da UPP que participaram do confronto já foram recolhidas e durante a madrugada, policiais dos batalhões de Choque e de Operações Policiais Especiais (Bope) auxiliaram no patrulhamento e na busca pelos bandidos que entraram em confronto com os agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário