O Rio de Janeiro é o espelho do Brasil. O que ocorre no Rio de Janeiro fatalmente se transmitirá em cadeia para os outros Estados da Federação. As questões de justiça criminal e ordem pública não fogem desta regra. Portanto, é estratégico manter a atenção, estudar o cenário, analisar as experiências e observar as políticas lá realizadas, ajudando no alcance dos objetivos. A solução desta guerra envolve leis duras e um Sistema de Justiça Criminal integrado, ágil, coativo e comprometido em garantir o direito da população à segurança pública.

domingo, 4 de maio de 2014

NOITE DE PROTESTOS COM 9 ÔNIBUS INCENDIADOS E PESSOAS DETIDAS


REVISTA ÉPOCA 29/04/2014 10h33

Noite de protestos no Rio termina com seis pessoas detidas. Nove ônibus foram incendiados durante dois protestos no Morro do Chapadão e no Complexo do Alemão,


REDAÇÃO ÉPOCA

Nove ônibus foram incendiados durante dois protestos na zona no Norte do Rio de Janeiro na noite de segunda-feira (28) (Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo)


Duas manifestações na zona norte do Rio de Janeiro, na noite da segunda-feira (28), terminaram com o saldo de nove ônibus incendiados e seis pessoas detidas, dois menores entre elas. Os protestos aconteceram no Morro do Chapadão, em Costa Barros e no conjunto de favelas do Alemão. Violentos, eles começaram por motivos diferentes.

No Chapadão, a manifestação aconteceu em reação à morte de um jovem de 17 anos durante uma troca de tiros com policiais militares. O 41º Btalhão da Polícia Militar fazia uma operação contra o roubo de carros na região durante a noite. A polícia divulgou mais de uma versão para a morte do adolescente: segundo uma delas, ele estava morto em um carro roubado. Em outra, ele teria trocado tiros com a polícia. Cerca de 20 manifestantes incendiaram cinco ônibus na Avenida Chisóstomo Pimentel de Oliveira, em Costa Barros. Dois homens foram presos ao tentar atear fogo em um ônibus.

No Alemão, Carlos Alberto de Souza Marcolino, de 21 anos, foi baleado no peito em meio a um confronto entre policiais e criminosos na Estrada do Itararé durante a madrugada. O jovem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Alemão e, mais tarde, transferido para o Hospital Getúlio Vargas na Penha. Um grupo de manifestantes depredou a UPA e quatro ônibus foram incendiados na região: dois na Estrada no Itararé, outro da Estrada Velha e um último na Estrada do Timbó. Adilson da Luz, de 21 anos, e Matheus da Silva Soares, 18, foram presos acusados pela depredação. Dois menores também foram detidos.

Carros queimados

Na manhã de segunda-feira (28) doi carros foram queimados nos arredores da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), próximo ao Complexo do Alemão. Não houve registros de protestos na região pela manhã, mas a polícia deve investigar se o ato teria relação com a morte da idosa Arlinda Bezerra de Assis, de 72 anos, na noite de domingo(27).

RC

Nenhum comentário:

Postar um comentário