O Rio de Janeiro é o espelho do Brasil. O que ocorre no Rio de Janeiro fatalmente se transmitirá em cadeia para os outros Estados da Federação. As questões de justiça criminal e ordem pública não fogem desta regra. Portanto, é estratégico manter a atenção, estudar o cenário, analisar as experiências e observar as políticas lá realizadas, ajudando no alcance dos objetivos. A solução desta guerra envolve leis duras e um Sistema de Justiça Criminal integrado, ágil, coativo e comprometido em garantir o direito da população à segurança pública.

sexta-feira, 2 de março de 2012

POLÍCIA CIVIL E MILITAR FAZEM OPERAÇÕES NAS FAVELAS DO RIO

Polícia Civil faz operação em Manguinhos, na Zona Norte. Outras três operações, mas da PM, acontecem no Lins, em Acari e na Coreia - PAULO CARVALHO e WALESKA BORGES. O GLOBO, 2/03/12 - 13h26

RIO - O chefe do tráfico de drogas da Favela de Manguinhos, Edilson Lourenço de Azevedo, o Caroço, foi preso durante uma grande operação desencadeada, na manhã desta sexta-feira, por cerca de 150 policiais de várias delegacias distritais e especializadas. A ação é coordenada pelo Departamento Geral de Polícia Especializada e visa a combater o tráfico de drogas no conjunto de favelas. Os agentes também buscam cumprir vários mandados de prisão, expedidos pela Justiça, e também verificar informações do Disque-Denúncia e do setor de Inteligência da Polícia. Até o momento, dois mandados de prisão foram cumpridos, oito motos roubadas recuperadas, além de apreensão de drogas, coldres e radiotransmissores.

A ação tem o apoio de dois helicópteros Águia. Como os veículos blindados da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) - dois da Core e um da Dcod - estão parados por falta de manutenção, a operação conta apenas com um blindado da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC). Já houve uma rápida troca de tiros, mas não há notícias de feridos. Um homem foi preso, e algumas outras pessoas estão detidas para averiguação. Houve apreensão de uma réplica de fuzil.

A Secretaria estadual de Segurança admitiu que três dos quatro veículos blindados da Polícia Civil - que podem ser utilizados pela Polícia Militar - estão parados para manutenção. Por isso, restou apenas um para a operação de Manguinhos. Por meio de nota enviada à imprensa, a secretaria afirmou que o governo já aprovou "uma política de renovação da frota de carros blidandos utilizados" pelas duas polícias e que publicou "aviso público" convocando fabricantes nacionais e internacionais para apresentação de tecnologias que pudessem atender às suas necessidades. A secretaria já estaria avaliando informações enviadas por fornecedores. "Quando todas as avaliações técnicas sobre fabricantes estiverem concluídas, será montado termo de referência para subsidiar uma licitação para compra da nova frota de blindados", afirma a secretaria.

Polícia Militar faz operação no Complexo do Lins, em Acari e na Coreia
Cerca de 30 policiais do 14º BPM (Bangu) fizeram uma operação na Favela da Coreia, na Zona Oeste. A ação contou com o apoio de um veículo blindado. Três homens e uma mulher foram presos, e drogas foram apreendidas. A mulher presa é conhecida como Lili e atua no Complexo de Senador Camará. Houve tiroteio na comunidade. Os presos e as drogas foram levados para 34ª DP (Bangu).

Uma outra operação aconteceu, na manhã desta sexta-feira, no Complexo do Lins, na Zona Norte. A ação foi realizada pelo Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar. Uma casa usada por traficantes como refinaria de cocaína foi encontrada. A residência fica entre o Morro do Gambá e a Cachoeira Grande. Durante a ação, os policiais também apreenderam 140 sacolés de cocaína, 207 pedras de crack, dez máquinas caça-níqueis, uma pistola calibre nove milímetros, munição, carregadores, além de dez papelotes de cocaína e 23 de maconha. Um homem com mandado judicial também foi preso. Os policiais contaram com o apoio de um helicóptero e um carro blindado. Houve tiroteio no local, o que assustou os motoristas que passavam pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.

Já cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizam, desde as 6h30m, uma operação na Favela do Acari, na Zona Norte da cidade. A ação foi desencadeada com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas na região. Os policiais militares contam com o apoio de um veículo blindado. Até o momento, segundo PMs, não houve tiroteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário